Entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, Belém (PA) sediará a Semana Internacional das Energias Renováveis, Sustentabilidade e Meio Ambiente. Um dos eventos mais importantes do calendário nacional e com pauta para a COP 30, marcada para novembro na mesma cidade.
O encontro visa promover um grande debate sobre o futuro energético, climático e ambiental da Amazônia, reunindo especialistas, empresas, autoridades e representantes da sociedade civil.
A programação ocorrerá no Auditório Orlando Sozinho Lobato, da FECOMÉRCIO-PA. Também contará com painéis técnicos, fóruns temáticos, networking, exposições e debates estratégicos voltados à transição energética e ao desenvolvimento sustentável da região Norte.
Pauta para a COP 30: Foco em transição energética e soluções para a Amazônia
A abertura da Semana, no dia 23 de setembro, começa marcada pela realização do 3º Fórum Carbono Neutro, com atividades ao longo de todo o dia.
O evento abordará temas como:
- estratégias de descarbonização;
- créditos de carbono;
- ESG;
- impactos das novas regulamentações internacionais sobre o setor produtivo, com especial atenção aos desafios da região amazônica.
“Em setembro estaremos realizando mais um Fórum Carbono, sobre o enfrentamento da crise climática. O primeiro foi em Manaus, foi um sucesso, e agora em Belém estamos reunindo grandes especialistas para debatermos caminhos para uma sociedade baixo carbono” destaca Ricardo Harduim, presidente do Instituto Prima (Projeto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica) e um dos organizadores do evento.
Nos dias 24 e 25, por sua vez, também acontecerá o 29° Fórum GD Norte, o maior encontro da região sobre geração distribuída de energia. Nele discussões sobre energia solar, armazenamento, financiamento, baterias, políticas públicas e inovação tecnológica.
Além disso, a edição deste ano contará ainda com o Fórum Amazônia, incorporado como um painel especial dentro da programação. Também focado em bioeconomia, turismo sustentável, inovação social e valorização das comunidades locais.
“Teremos pessoas ligadas a área da academia, do empresariado, das energias renováveis, da ecologia humana e faremos uma pré-COP, exatamente para nos organizarmos para esse grande encontro que haverá no final do ano na cidade de Belém” explica Harduim.
Brasil lidera expansão das energias renováveis
Atualmente, o Brasil é referência global na produção de energia limpa. Segundo a Agência Nacional Energia Elétrica (ANEEL), por exemplo, mais de 41 GW de potência instalada já são provenientes da geração distribuída. O destaque para a energia solar, que representa 99,9% desse total.
Ainda segundo a agência, o país ultrapassou a marca de 39 GW de capacidade instalada em energia solar fotovoltaica. Isso coloca o Brasil entre os cinco maiores mercados do mundo nesse segmento.
Na matriz elétrica brasileira, as fontes renováveis (hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa) já correspondem a cerca de 83% da produção de energia. Algo muito acima da média global, que gira em torno de 28%.
Evento será ponte entre a região Norte e pautas da COP 30
A expectativa dos organizadores, no entanto, é que a Semana Internacional funcione como um verdadeiro divisor de águas, ampliando a visibilidade da região Norte e contribuindo com propostas concretas para a COP30.
Um documento técnico com os principais resultados dos debates, por exemplo, será entregue ao comitê organizador da conferência.
Além disso, na avaliação de Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora dos eventos, a semana internacional fortalece a integração entre os diversos setores da economia verde e coloca Belém no centro das decisões sobre clima e energia no mundo.
“A Semana Internacional das Energias Renováveis, do Meio Ambiente e da Sustentabilidade veio para coroar esse momento todo especial no Brasil com a realização da COP, que vai ser realizada no mês de novembro na cidade de Belém” ressalta ele.
“Os temas são muito similares, onde o foco, os holofotes estão todos direcionados para as energias renováveis, a transição energética limpa e renovável, a indústria de baixo carbono. Então especialistas, empresas, players, acadêmicos do Brasil e do mundo estarão reunidos na cidade de Belém para debater os rumos, os futuros, as oportunidades, os gargalos. Tudo o que vai passar por esse setor que engloba meio ambiente, sustentabilidade, boas práticas de ESG e um foco todo especial no armazenamento de energia por causa dos sistemas isolados que muito se tem na região Norte” complementa Fraga.
“Nós temos certeza que o evento vai ser um marco, um divisor de águas, inclusive no número de conexões e também nos investimentos em energias renováveis e na sustentabilidade em toda a região Norte” finaliza o executivo.
Faça sua inscrição
Por fim, vale saber que a Semana Internacional das Energias Renováveis, Sustentabilidade e Meio Ambiente acaba promovida pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, com apoio da FECOMÉRCIO-PA e diversas instituições públicas e privadas.
Faça sua inscrição através dos sites oficiais e garanta sua vaga em um dos melhores eventos com pauta para a COP 30. Acesse: